
Ani Rocco: Uma Viagem Inovadora Através do Ensino da Arte com suas “Propostas de Trabalho”
Ani Rocco é uma educadora e pesquisadora no campo da arte, conhecida por sua abordagem metodológica inovadora que une a teoria à prática artística. Com eco numa gama de pensadores influentes, seu trabalho reflete um profundo compromisso com a evolução da educação artística.
A jornada de Ani Rocco começou nas décadas de 1960 e 1970, uma época marcada por intensas mudanças culturais e políticas. Esses anos formativos influenciaram profundamente sua abordagem pedagógica, que se estruturou mais completamente em períodos subsequentes, principalmente entre 1976 e 1983. Foi durante esses anos que suas “Propostas de Trabalho” ganharam forma, refletindo uma síntese de suas experiências e pesquisas.
Ela foi profundamente influenciada por autores como Tom Hudson, que valorizava a pesquisa e promovia atitudes indagadoras no ensino da arte, e Vincent Lanier, que destacava os aspectos conceituais e cognitivos da arte. A abordagem de Ani Rocco também ecoa as ideias de Vygotsky sobre a psicologia da arte e de Gardner sobre a mente artística. Seu trabalho se alinha com as teorias de Rudolf Arnheim sobre arte e percepção visual, e com as reflexões de Félix Guattari sobre a estética pós-moderna.
Essas influências teóricas serviram de base para a criação de seu próprio método de ensino, nomeado como “Propostas de Trabalho” e cujo primeira sistematização se deu nas Bienais de São Paulo de 1985, 1987 e 1991. A metodologia das “Propostas de Trabalho” demonstraram como crianças, jovens e adultos podem desenvolver processos criativos semelhantes aos dos artistas. Suas experiências educativas enfatizaram a observação, a experimentação e a descoberta, permitindo aos alunos explorar uma multiplicidade de estéticas e expressões artísticas.
Um pouco de sua trajetória
Formação Acadêmica e Influências Iniciais
Ani Rocco iniciou seus estudos em Arte na Fundação Armando Álvares Penteado em 1965, graduando-se em 1969. Durante este período, ela foi influenciada especialmente por Flávio Mota que lhe deu grande apoio e por professores como Naum Alves de Sousa, Cassiporé Torres, Sérgio Ferro, Flávio Império e Vespasiano Puntone. Ela também teve contato com a Escolinha de Arte do Brasil e com outras escolas de arte em São Paulo.
Experiências e Contexto Cultural dos Anos 60
A década de 1960 foi marcada por intensas mudanças culturais e políticas. Ani Rocco viveu o apogeu de movimentos como a Bossa Nova e eventos como Woodstock, e foi influenciada por obras como “Liberdade sem Medo”. Essa época foi fundamental para formar sua visão de mundo e abordagem ao ensino de arte.
O Projeto “A Praça”
Durante seus anos de formação, Ani Rocco e seus colegas Marcelo Nitcshe, Chakê Ekisian Costa e Isa Figueiredo, do curso de formação de professores, além de outros colegas, se juntaram e iniciaram um projeto social chamado “A Praça“, onde ofereciam atividades de arte para crianças na Praça Dom José Gaspar em São Paulo. Este projeto, que contou com a ajuda do maestro João Carlos Martins, tornou-se um sucesso e era um exemplo de ensino de arte acessível e comunitário. O grupo de crianças que frequentavam a praça era totalmente aberto a qualquer criança que tivesse interesse e oportunidade de participar.
Primeiras Experiências Profissionais
Ainda durante a faculdade, Ani Rocco começou a trabalhar na área de educação artística, montando uma escolinha de arte e dando aulas para crianças. Ela também teve a oportunidade de trabalhar no Ginásio Israelita, uma escola experimental, onde adquiriu experiência valiosa no ensino para diferentes faixas etárias.
Influências Teóricas e Práticas Pedagógicas
Ela teve acesso a uma vasta bibliografia em arte-educação, incluindo autores como Arno Stern e Wenfeld, e foi influenciada por diversas técnicas e abordagens, como as propostas de Ubirajara Ribeiro em aquarela.
Convidamos você a explorar o site para descobrir mais sobre as premissas do trabalho de Ani Rocco e suas propostas pedagógicas. A jornada dela, desde as décadas de transformação até o desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras, representa uma contribuição significativa ao campo do ensino da arte. Aqui, você pode mergulhar nas influências teóricas que moldaram seu pensamento e prática, e entender como sua abordagem única tem impactado o mundo da educação artística.