Foto em destaque: um dos outdoors que fizeram parte da apresentação final dos trabalhos realizados por crianças e jovens de escolas estaduais, para a conscientização dos direitos universais da criança
Comemoração da Declaração Universal dos Direitos da Criança
Em celebração ao dia da Declaração Universal dos Direitos da Criança, 10 de dezembro, foi concebido um projeto artístico e educativo de grande envergadura. O objetivo central foi a criação e exposição de 10 painéis de outdoor, elaborados por alunos da 8ª série de nove escolas municipais e pelos jovens da oficina de Artes Plásticas do Centro Cultural São Paulo. Cada obra artística representou um artigo da Declaração dos Direitos da Criança, transformando a cidade em uma galeria a céu aberto.
Dinâmica do Projeto
A equipe da Seção de Oficinas do Centro Cultural São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, desempenhou um papel fundamental, indo às escolas para orientar e inspirar os jovens na discussão e elaboração dos painéis. Este processo criativo ocorreu durante o mês de novembro, culminando na exibição dos painéis no dia 9 de dezembro, onde permaneceram até o dia 15 de dezembro de 1983, na Av. Ibirapuera, entre a Avenida 23 de Maio e a Rua Pedro de Toledo.
Equipe Técnica do Projeto
O projeto contou com uma equipe técnica altamente qualificada, composta por:
- Ana Cristina R. Pereira de Almeida
- Ana Maria Marcondes do Amaral
- Chaké Ekizian
- Denise B. Brogiolo
- Maria Marta L.S. Keppler
- Mareia F. Mathias
- Marina Schubsky
- Oswaldo A.M. Sampaio Filho
- Paulo Von Poser
- Zilah Chisostomo de Jesus
Galeria de Imagens
Navegue pelas imagens e acompanhe o processo criativo e sua materialização
Com o projeto gráfico nas mãos talentosas de Paulo Von Poser e a fotografia por Sylvia Masini do Setor de Fotografia do C.C.S.P., com apoio de Ana Ottoni e CENTRAL DE OUT-DOOR, o projeto foi além de uma simples exposição, tornando-se um desafio e uma oportunidade de expressão para os jovens envolvidos.
O Desafio e o Processo Criativo
O projeto propôs um desafio: como os alunos interpretariam visualmente a Declaração dos Direitos da Criança? Foi uma chance para os jovens refletirem sobre o contexto brasileiro, expressarem-se artisticamente e interagirem com o ambiente urbano. A equipe de professores buscou revitalizar a confiança dos alunos em seu potencial criativo, incentivando-os a superar padrões estereotipados e a explorar novas formas de expressão visual e colaborativa.
Metodologia e Execução
Os professores da equipe do Centro Cultural São Paulo adotaram uma metodologia inovadora, dividindo-se em duplas e trabalhando com os alunos para:
Resultados e Impacto
Os outdoors resultantes foram mais do que uma manifestação sobre os direitos da criança; são a celebração da capacidade dos jovens de criar, colaborar e se expressar. O projeto não só proporcionou uma experiência educativa valiosa, mas também enriqueceu o panorama visual da cidade, oferecendo uma nova perspectiva sobre a arte e a educação.
Depoimento
Para ilustrar o impacto do projeto, compartilhamos o depoimento de Rosana, 14 anos: “O que eu achei é que foi muito divertido para um sábado só. A gente trabalhou muito… Prá mim isso foi emocionante enfim, eu me senti muito valorizada ao ver que com vontade a gente faz. Tudo ficou muito bem organizado e no fim uma ‘obra de arte’ lindíssima”.